A recaída

Minha mãe está tendo uma recaída, já são umas 3 ou 4 semanas que ela segue chorosa, sem vontade de nada, olhando para um infinito e parecendo viver em um mundo paralelo. Claro, ainda não chega próximo de como ela já ficou, mas mesmo assim é muito difícil aceitar a recaída depois de tudo o que passamos…entre outras coisas, o tratamento que ela fez com ECT foi uma das fases mais difíceis de minha vida. Aceitar a recaída é doloroso e quase impossível, não deveria pensar assim, afinal é uma doença e recaídas existem, mas no momento este pensamento é incontrolável. Fica em minha cabeça que não conseguiria passar por isto novamente…

Espero ter melhores notícias em breve, obrigada por tantos comentários que me ajudam a não me sentir sozinha nesta batalha!


28 comentários sobre “A recaída

  1. tenho uma namorada que perdeu sua mãe e depois de um tempo veio perder o tio, ela depois disso terminou comigo, depois ela disse que deu um tempo, falou um monte de coisas ruins de mim e depois de um tempo so me elogiava, descobri que ela esta com depressão e sindrome do panico, ela não atende o telefone de ninguem, meu, da irmã e de muitas amigas, o bom é que ela esta indo ao psicologo e ao psiquiatra, voltou a fazer atividade fisica e so quer saber de trabalhar.
    Rezo todos os dias para ela e hj quando vou ao seu encontro não pergunto nada pela doença, e penso assim se eu desistir dela eu estarei desistindo de mim! Mando mensagens e ela não me responde mais eu sei que ela gosta. Me ajudem estou disposto a tudo pq a amo e quero ve-lá bem sempre e eu a amo, não faze mais dificil da vida dela a ajudei com sua mãe que morreu de cancer, não vou abandona-lá.

  2. Olá Pessoal!!! Estou sofrendo muito por ver minha mãe sofrer tanto coma depressão!!! Já faz mto tempoque está em tratamento! Mas dessa vez a crise dela está difícil de passar! Como essa doença corroe né! Muita força para todos nós!! É muito ruim ver que a gente ama ofrendo daquele jeuito!
    O que vcs fazem para ajuda-los? Eu ja não sei mais oque fazer!

  3. OLA MEUS AMIGOS,COMO E DIFÍCIL UMA RECAÍDA,POIS ESTOU A PASSAR POR ISSO NESTE MOMENTO,NÃO ESTAVA A ESPERA DA LUTA QUE E,SINTO A MINHA MENTE A SE ENTERRAR E TENHO QUE A LEVANTAR, MEU DEUS QUE LUTA,PKKK…DESEJO A QUEM PASSE POR ISSO QUE TENHA MUITA FORÇA QUE DEUS ESTA DO NOSSO LADO,ESTOU A 5 ANOS NESTA LUTA PSICOLOGISTA,BEIJINHOS A TODOS

  4. Oi Lurdes, li seu blog e gostei muito. Fiquei motivada a escrever um também. Tenho 29 anos e estou com depressão refratária. Tenho um filho de 3 anos que é minha força e razão de viver por ele vivo e tenho forças para lutar. Não quero perder as forças. Por ele. Achei forte sua história e admiro muito você. Espero que sua mãe esteja melhor. Quando puder, dá uma passada no meu blog. Vou tentar manter atualizado, eu acho que vai ser bom para mim. Que Deus te abençõe e te dê muita força. Abraços.

    1. Oi Gislene,
      q bom q gostou do blog, fico feliz q tenha decidido escrever o seu, já passei por la e vou colocar nas indicações aqui na barra lateral do meu. O blog me ajuda bastante, especialmente os comentários, são tantas histórias, é reconfortante saber que não estamos sozinhas. A frase q sempre nos ajuda é esta “não há bem que dure pra sempre e nem mal que nunca se acabe”, tenha fé e não desista de relatar sua hitória, com certeza ela ajudará mtas pessoas.
      bjos

  5. Oi Lurdesmaria! Como estão as coisas por aí??
    Eu graças a Deus estou mais tranquila agora!! Não tem nada q pague essa paz e alegria interior!! A mãe deu uma boa evoluída. Apesar do medo e da insegurança, voltou a fazer pintura em madeira. Fez coisas lindas para o bebê de uma amiga e com isso ficou mais confiante. O psiquiatra novo está sendo muito bom e as medicações estão surtindo efeito. Ela também emagreceu bastante e está feliz com isso (já q os quilos extras a incomodavam). Agora o psiquiatra tá cobrando muito dela a academia e a pintura! A sua mãe faz algum exercício físico? Sabe q faz muuuito bem aos depressivos né?
    Um abraço, Bethiele.

    1. Oi Bethiele
      q bom q sua mãe está melhor, nada paga, nem se compara ao alívio q sentimos, sei bem 🙂 Minha mão tb fez pintura em madeira por um tempo, é ótimo ter algo q gostem de fazer neh…. Minha mãe gosta de dançar, então insistio pra q ela vá pelo menos uma vez por semana sabe, ajuda mto mesmo, mas eh dif[icil convencer quem tá com depressão a começar …
      bjs

  6. Olá Boa Noite, me chamo Edilson, estou procurando me informar sobre a depressão profunda, tenho uma namorada que está passando por esse problema e não sei como ajuda-la, o problema mais é que ela ñ mora proximo de mim, impossibilitando assim uma aproximação e uma exatidão do que acontece com ela, sei que tem tomados remedios está mais calma, contudo, não consegue ainda sair do quarto já faz exatos 30 dias que ela ñ se socializa, onde posso encontrar informações e o que fazer?

    1. Olá Edilson,
      primeiro parabéns por procurar informações, a maioria dos homens, frente a essa situação, se afastam. Eu acredito que pelo que você diz ela precisa mesmo de uma ajuda psiquiátrica e psicológica intensa, pelo menos no primeiro momento, para controlar a crise. Eu indicaria a vc conversar com os médicos que a atendem, psiquiatra e psicologo, eles poderão lhe indicar o melhor caminho para ajudá-la. Outra fonte de informação são livros e sites eu ja indiquei alguns aqui nos posts, seguem Guia prático de como ajudar alguém com depressão, Luta sem fim, como ajudar alguem com depressão
      Espero que lhe ajudem um pouco, de qualquer forma ela é bastante sortuda em ter vc ao lado e tenho certeza que se recuperará logo!
      abs

      1. Olá, muito obrigado pelo direcionamento, estou procurando sim cada dia me informar mais sobre a depressão, só assim poderei ajuda-la.
        Até uns 20 dias atras ela estava um pouco melhor, até conversando (por mensagem) comigo, mas teve uma recaida devido a uma visita em sua residencia, a irmã dela disse que ela começou a fazer analise e que chora muito, acredito que assim que irá colocar todas as emoções pra fora e aliviar o que está sentindo. Continuo a procura de mais informações e ser mais compreensivo possivel, sei que vamos sair dessa.

  7. Oi Lurdes, como estão as coisas?
    Achei seu blog em um comentário seu postado no Mente Louca …
    É incrível a batalha que você travou para ajudar e apoiar a sua mãe! Estou fazendo uma matéria sobre Depressão e gostaria muito que vocês pudessem gravar com a gente … Talvez fosse uma forma de desabafo e até mesmo de alerta, mostrar o quanto a depressão pode ser séria.
    O meu email é: taisgomds@gmail.com
    Aguardo o seu contato, desde já muitooo obrigada!

  8. Lurdesmaria, meus sentimentos pela partida do seu avô! Como estão as coisas por aí? Imagino a barra q deve estar sendo pra vc… Desejo q vc tenha força, fé e sabedoria para passar por mais essa!
    Sabe q depois de um mês de abril maravilhoso e de maio sob controle, minha mãe também não está bem! É muito triste e angustiante… Os médicos não estão conseguindo acertar a medicação e muitas vezes ela não está querendo (ou conseguindo) se ajudar! Agora encontramos um psiquiatra novo, ela consultou, adorou, voltou animada da consulta mas parece q em um dia esqueceu tudo de bom q o médico falou. Essa doença é mesmo muito traiçoeira né?
    Maas temos q lembrar q Deus está no comando e que “os q confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre” (Sl 125:1). Q Ele nos ilumine e nos traga a paz e alegria q só Ele pode trazer!
    Um abraço, Bethiele.

    1. Olá Bethiele,
      desculpe a demora, mas ando desanimada. Obrigada pela força, eu era muito apegada ao meu avô, ele era o q eu tinha de mais puro e precioso. Uma perda q nunca superarei por completo.
      Nossa é tão difícil quando as coisas ficam assim oscilantes, mês melhor, mês pior……. troca de remédios tb é um inferno, td demora mais de 15 dias pra começar o efeito, então demora uma eternidade até descobrirmos se está funcionando ou não…… é como vc colocou, não podemos desistir, senão a maré nos leva embora. Fique firme e espero q sua mãe já tenha tido alguma melhora:)
      bjos

  9. Oi gente.
    Meu nome é Guilherme. É impressionante como nossas histórias são parecidas…Minha mãe desenvolveu uma depressão em 2009. Meu pai já morreu e tenho duas irmãs que ajudam muito pouco…uma até atrapalha, com sua impaciência e falta de carinho….a outra não mora conosco e ajuda quando pode…Minha mãe tem um quadro depressivo misto e não pode tomar nenhum anti-depressivo, o que dificulta…Depois de todos os tratamentos possíveis, fizemos ECT (paguei tudo sozinho) e ajustamos a medicação…Hoje ela também alterna momentos melhores e piores…Também me sinto muito sozinho nessa luta e, o fato é que ela só tem a mim…minha namorada tenta entender, mas percebo que ela se incomoda bastante de eu, o tempo todo, estar dividindo as atenções…Este mês realizei um sonho dela….fomos a Europa..ela completou 70 anos lá…ficou muito feliz e agradeceu muito…qdo voltamos, parece q tudo voltou a mesma coisa: dias ruins e dias melhores…Eu não creio que minha mãe vai ficar completamente boa…tb não sei como farei para viver uma vida normal, me mudar, casar, etc…vou levando, lutando..tentando conciliar tudo e me sinto sempre na corda bamba. Por mais que a gente faça, parece que o depressivo esquece tudo e sinto que qualquer dia eu posso perdê-la…mas vou seguindo…e não vou abandoná-la… bjos e abraços a todos e vamos trocando “desabafos”….

    1. olá meninas, sou a filha caçula de uma portadora de esquizofrenia. no caso dela, é parecido com a depressão, em uma semana ela melhora e piora, é difícil saber como estará em alguns dias. mta gente acha q esquizofrênicos são sempre agressivos mas isso não é verdade, minha mãe é a pessoa mais doce desse mundo, todos q a conhecem ficam encantados. e vive pelos filhos… porém, a barra mais pesada ficou comigo. Qdo estava com 18 anos, ela teve uma crise e precisou ser internada. Foram três anos de entre e sai de hospitais psiquiátricos, e nesse tempo ela foi perdendo diversas capacidades. E eu me perdi completamente, não tinha ninguém pra me apoiar ou até me explicar o q estava acontecendo, fora os médicos. Minha família é uma confusão, bem complicada. Enfim… 21 anos se passaram e hj me sinto mais forte que nunca, vejo o quanto os que se afastaram foram fracos… nossa, se eu for contar tudo o q passei/aconteceu, não vai dar aqui, seria melhor outro blog, haha!
      Guilherme, gostei do q vc escreveu, pq nesse ano comemorei meu aniversário com ela no Rio, tb realizei um sonho dela!
      beijos e força para nós 🙂

    2. Oi Guilherme,

      é assim mesmo, vamos seguindo, dias melhores, dias piores. Parabéns por não perder a força e a garra de ajudar sua mãe, é difícil memso conciliar isso com nossas relações pessoais, por mais q nos esforçamos não dá pra negar q atrapalha, tem q ser alguém muito compreensivo mesmo. Quero também viajar com minha mãe, realizar um sonho, vamos ver quando consigo. Sumi do blog pq há poucos dias meu avô, pai de minha mãe, faleceu, o momento está tão difícil que é complicado dar forças para minha mãe, mas espero q consigamos superar mais essa trombada.

      Obrigada pela visita
      abs

  10. Lurdesmaria, como estão as coisas por aí? Estou curiosa pra saber… Que vc tenha muita força. Tenho orado por sua mãe também!! As vezes, ficamos desacreditadas mas n esquece q o tempo de Deus é outro e é só no tempo dele q as coisas q devem acontecer realmente acontecem!!
    Um abraço!

    1. Oi Bethiele,

      minha mãe melhorou mto pouco, saiu daquela crise mais forte e agora está na fase de ainda conseguir fazer algumas coisas, mas se sentir triste e vazia quase o tempo todo. A médica aumentou a dosagem do remédio, mas essas medicações demoram a fazer efeito e acho q a recaída de minha mãe tem uma força muito psicológica que nem sempre só o remédio consegue ajudar. Estamos também passando por uma fase muito difícil com meu avô doente e internado, situação que não ajuda em nada na depressão. Vamos seguindo acreditando nos caminhos que Deus definiu, assim que tiver novidades aviso 🙂

      Obrigada pelas orações:)
      bjs

  11. Olá!
    Fiquei muito feliz em ter encontrado esse blog. É, de certo modo, reconfortante saber que nós não estamos sofrendo sozinhos. Há algum tempo venho lendo muito sobre depressão, transtorno bipolar e seus respectivos tratamentos pra ver se encontro alguma forma de poder ajudar minha mãe, que passa por esse problema já há uns 5 anos. Mas em se tratando de um paciente com depressão ou TB é muito difícil ajudar, já que muitas vezes eles mesmos parecem que não querem se ajudar para melhorar. Acho que sou traumatizada com isso, pois quando minha mãe está na fase boa, meu maior medo é pensar que ela pode ter uma recaída e começar tudo de novo, como aconteceu agora, há uma semana. Tenho pavor quando penso nisso, pois só Deus sabe como eu já sofri com a doença dela.
    Ela começou com o problema em 2007 e desde então passa por períodos ótimos e períodos muito ruins. Na primeira crise foi um custo pra ela começar a fazer o tratamento com psiquiatra e psicologa, nós aqui em casa não sabiamos o que fazer, mas conseguimos convence-la e depoi de um tempo ela teve uma melhora. Acontece que ela melhora e fica muito bem, como se nada tivesse acontecido. É aí que ela para de tomar os remédios, achando que está curada pra sempre. Ela compra muito, mais do que pode, se sente muito poderosa, como se pudesse fazer o que quisesse. Depois de um tempo, ela fica mal de novo, e não tem nada que a gente fale que mude isso. Vem sendo assim desde 2007, ela começa o tratamento, para, fica mal, começa de novo, fica bem, para e assim vai. Eu sempre estive com ela e passei com ela por esses momentos dificeis. Não que meu pai e meu irmão não tenham o feito, mas era eu que estava sempre do lado em todos os momentos, pelejando pra ela continuasse o tratamento, levando ela pra lugares diferentes, incentivando ela a fazer alguma atividade pra distrair a mente, etc. Agora eu mudei de cidade pra fazer faculdade e não tem como eu voltar pra casa sempre. Venho 1x por mês. Acontece que essa semana ela deu uma recaída e eu estando longe não sei como vai ser. Meu pai e meu irmão não tem a mesma paciência que eu, não entendem a doença dela. Não sei o que fazer. E eu também não posso simplesmente largar meus estudos. Minha madrinha é que tem ajudado, levou ela no médico sexta passada e, novamente, ela começou o tratamento. Pelo menos ela nunca parou de ir na psicologa, nem nas fases boas. Mas não sei se tem ajudado muito. Ela tem reclamado bastante do efeito dos remédios, diz q se sente pior com ele do que sem eles. E como eu não estou morando com ela mais, estou em outra cidade, não tem como eu inventar mil e uma atividades pra ela se distrair, meu pai trabalha o dia todo, meu irmao estuda e trabalha tbm o dia todo e eu nao moro mais em casa. Essa é uma situaçao totalmente nova, e eu estou totalmente perdida! Vim pra casa pro feriado da semana santa, mas quando eu voltar pra cidade onde eu estudo, não sei como vai ser. =/ Acho que as vezes eu é q preciso de terapia. Ter estado com ela todos esses anos, vivendo tudo isso, me fez amadurecer bastante, mas é uma coisa que acaba com a gente emocionalmente. Temos que parecer fortes quando estamos com nossas mães, mas quando eu estou longe, choro muito, me desespero, pois não sei mais como ajudar. Bom, é isso…
    Muita força pra todos!

    1. Oi Isabela,
      que bom que gostou do blog! é bom mesmo saber q nunca estamos sozinhas, se tiver tempo leia os comentários tb, tem histórias de mta gente com os mesmos problemas, uns mais outros menos…os comentários sempre me ajudam muito.
      Imagino o quanto deve estar sendo difícil pra vc ficar longe, eu trabalhei em outros estados por algumas vezes e minha mãe ficava sozinha, tinha minha irmã, mas eu sempre foi quem ficou direto com ela…… minha irmã trabalhava o dia todo e eu passei bastante tempo sem trabalhar e ficando com minha mãe o dia todo, levando de um lado pra outro, bem parecido com vc…
      Acho q seria bom se vc fizesse terapia sim, pra conseguir tocar bem sua vida, não poddemos deixar de estudar, trabalhar, etc…..sei q até queremos as vezes, mas não eh certo…
      Boa sorte pra vc e sua mae!
      bjos

    2. Olá Isabela td bem? Então meu caso é muito parecido com o seu, minha mãe tem depressão, acho que desde que eu nasci (tenho 23 anos), ela é separada do meu pai e sempre morou eu, minha mãe e meus avós, ela sempre teve depressão, mas as vezes ficava boa, depois piorava, chegou a tomar praticamente uma caixa de rémedio, eu sempre presenciei, muito nova, tenho uma irmã mas mora fora faz algum tempo. Faz quanse 2 anos que minha vó faleceu e 3 meses que meu võ se foi, não sei se isso ajudou, mas ela deu uma boa recaida, esses 4 dias de feriado foram uma tortura, só queria ficar deitada, hj (domingo) a crise foi pior, e eu fico desesperada, pq ela só tem eu, ela toma remédios de depressão, só que não faz um tratamento, ela só vai no médico pra fazer exames e pegar as receitas do antidepressivo. Emfim to muito mal e sem chão, eu já vou em psicologa pra me ajudar, pq ta dificil.
      beijoss e fica com Deus

    3. Oi Isabella, o meu caso é um tanto parecido com o teu… minha mãe tem depressão há +- 20 anos. As últimas crises começaram no início de 2010, aí em julho de 2010 ela começou ECT, fez umas 12 sessões e só a partir de março deste ano q realmente melhorou! Agora faz um mês q está bem. Eu também não moro mais na mesma cidade da minha mãe, mas agradeço todos os dias por meu pai ser tão paciente e maravilhoso com ela! Só vendo pra crer. Eu entendo muito bem todas as tuas preocupações (passou um filme pela minha cabeça) e acredito q vc está no caminho certo… Infelizmente, não podemos largar tudo (estudo, marido) para ficar 24hs ao lado das nossas mães, oq muitas vezes nem é capaz de fazer melhorarem né?
      Meu conselho é q vc tenha muita fé em Deus, ore muito, pois só ele é capaz de realmente curar e nos trazer paz! E tudo ocorre no tempo dele… Tente (eu sei q é difícil) não pensar na sua mãe 24hs por dia e quando lembrar dela, não pense no pior, somente peça a Deus q lhe conceda força, saúde, vontade de viver, ânimo, etc…
      Vamos em frente… não perca a esperança nunca!!
      Um abraço!

  12. Lurdes Maria, sei bem o quanto as recaídas nos deixam bastante fragilizadas…senti isso nas suas palavras, principalmente pq vc sempre foi bem firme em suas mensagens, passando segurança e incentivo para não desistirmos de nossas mães…Torço pela melhora de sua mãe e força para vc jamais desistir…
    Um bjo

    1. Pois é, eu sempre me mantive tão firme, mas confesso que está difícil. Conseguimos marcar a médica para quarta, vamos ver se ela muda a medicação para segurar essa fase.
      Obrigada pela atenção!
      bjs

  13. Lurdes Maria, nada acontece por acaso.. Lembra q escrevi aqui q minha mãe teve uma recaída enorme e foi parar no hospital esses dias? Poisé, depois disso foi q ela conseguiu (com a ajuda da troca de medicação) se levantar e hj passa pelo melhor período pós-ECT. A sua mãe continua com a terapia? E os medicamentos, já foi falado com a médica se n da pra trocar ou aumentar alguma coisa? Queria tanto poder te ajudar, mas estou orando muito por sua mãe!! Ela vai sair dessa!! Veja a frase q a minha própria mãe me deu outro dia:”Uma prova de que Deus está conosco não é o fato de não cair, mas de se levantar depois de cada queda” Diêgo Lima. Tenha fé q tudo ficará bem!! Bethiele.

    1. Oi Bethiele,
      já me ajuda mto ler seus comentários aqui no blog, fique certa disso e obrigada!
      Obrigada tb pelas orações, tenham certeza q terão efeito 🙂
      Minha mãe continua na terapia sim e tb com a medicação, ela já toma uma dose alta, mas teria q ir à psiquiatra para ver se faz ajustes, o problema é que estes meses estou mto sem $ e ai fica complicado. Ela tb anda desanimada, achando que ir ao psiquiatra não vai adiantar pq ela estava bem antes com a mesma dose…..enfim
      Adorei a frase e faz todo o sentido, vou passar pra minha mãe tb!
      bjos

Desabafe!